segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

MANIFESTO TÉCNICO DA LITERATURA FUTURISTA



MANIFESTO TÉCNICO DA LITERATURA FUTURISTA
(fragmentos)




Em 1912, surge o Manifesto Técnico da Literatura Futurista, propondo “a destruição da sintaxe “através da técnica denominada por Marinetti de “palavras em liberdade”, dispondo os substantivos ao acaso, como nascem, o uso de símbolos matemáticos; musicais; o menosprezo pelo adjetivo, inconcebível para a visão dinâmica, por sugerir pausa; meditação e a abolição do advérbio entendida como uma velha fivela que mantém as palavras unidas, conservando, na frase, uma enfadonha seriedade de tom; a eliminação da pontuação por sugerir pausas; a substituição por sinais matemáticos e musicais e a “livre associação de ideias”.
A literatura deveria conter, em sua forma e conteúdo, o dinamismo do capitalismo urbano e industrial. Daí, o uso fragmentado e telegráfico da linguagem verbal, tentando apresentar um ritmo mais acelerado e violento à leitura.
Em seguida, MARINETTI publicou o Manifesto na Itália, reuniu alguns artistas acadêmicos e com uma escrita não linear, começou a frequentar lugares públicos e fazer happening (acontecimentos, chegar junto ao seu receptor, ações performáticas, arte efêmera construída para àquela hora). Marinetti brincava com a visualidade das palavras e descontinuidade dava ideia de caos.
A técnica torna o texto um aglomerado de palavras soltas e desconexas em que se quebra violentamente com a linearidade da língua, rompendo com o período canônico: sujeito, verbo e complemento. A ousadia não para por aí. Com a colocação de signos não-linguísticos, recortes de jornal, etc, o texto futurista configura uma das características mais perturbadoras da arte moderna: o hibridismo, ou seja, a ausência de fronteiras visíveis entre a literatura e as artes-plásticas.
Dadas às características, seria difícil classificar o texto futurista na divisão tradicional em prosa ou poesia. Não é poesia, porque rompe com o verso, seja metrificado ou livre e não é prosa, porque não apresentam frases, períodos, parágrafos.

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