sábado, 9 de fevereiro de 2013

PARADOXO DO AMOR




Quem mais te ama
Mais te faz sofrer!

UNICIDADE


 
 
 
Unicidade

 

Nêodo Ambrosio de Castro

 

Cada pessoa

Que passa em nossa vida

Passa sozinha

Porque cada uma é única

Cada uma delas

Quando se vão

Deixam um pouco de si

Mas leva um pouco de nós

As pessoas

Não se encontram por acaso

Mesmo assim, elas às vezes

Não permanecem

Ao nosso lado

Na nossa cama

Ou na vida em comum

Muitas vão embora

Ou a mandamos

Porque não querem ficar

Enjoam da rotina

Ou querem só uma aventura

Pessoas de temperamento

Diferente

Arrogantes

Orgulhosas

Caridosas

Compreensivas

Egoístas

Cada uma tem sua marca

Que não se confunde nunca

Se tivéssemos o poder

De saber

Escolher

Olhar para dentro

Descobrir o que são

Mais fácil seria

A escolha não falharia

A convivência duraria

Mais que agora

Que nada podemos ver

Ou da pessoa saber

Só quando esta nos mostra

Não tem como prever
 
 
 

SONETO AMOR DO PASSADO


O AMOR



O Amor

 

Do Livro: Um amor eterno

Autor: Nêodo Ambrosio de Castro

 

Está em tudo

Em qualquer lugar

Além da matéria

À nada se condiciona 

Não se deixa superar

Nem mesmo o sexo consegue

Muito menos a distância

Amar, não é ter a posse

De coisas ou de alguém

Ama-se até sem ser correspondido

Com ciúmes despeito

Mas com respeito

Ama-se sem carinho

Mas por todos os caminhos

Ele não termina

Nunca vai

Apenas se acomoda

Espera que o tempo passe

Não se paramos, por ele

Pois onde estivermos

O levamos conosco

Para sempre

Às vezes sofremos

Às vezes só lembramos

Desejamos

Lamentamos

Mas o carregamos

Jamais o abandonamos

Está colocado em nós

Como uma tatuagem
 
Não sai nunca mais





SONETO FUTILIDADE


AMOR VERDADEIRO




O  verdadeiro amor

Por: Nêodo Ambrosio de Castro

O verdadeiro amor, muitas vezes incompreendido, é capaz de coisas surpreendentes, desde matar por amor à renuncia da convivência com a pessoa amada ou até mesmo a submissão. Tudo por amor!
A renúncia é um gesto nobre que a pessoa que ama, sem egoismo, é capaz de adotar. Mas nem sempre ela é compreendida. Às vezes a outra pessoa evolvida a toma como desprezo e abandono.

Quem deixa a pessoa amada e se priva de uma convivência a dois, pode ter motivos nobres para essa  decisão. Talvez sinta que a outra não está se realizando a seu lado e prefere estar de longe observando a chegada da felicidade para aquela que se sente abandonada (sempre por orgulho e egoismo). Esse gesto que acontece com raridade, pois o verdadeiro amor é difícil acontecer, é de uma nobreza impar.

A maioria dos casais preferem viver na infelicidade que abrir mão da convivência com o outro, algumas vezes por egoismo outras por orgulho. Ouvir de outras pessoas que foi abandonada ou que se separou porque o outro enjoou ou comentários parecidos são comuns, quando há a separação.

Algumas vezes o ciúme fala mais alto. Ciúme é sempre movido pelo egoismo e orgulho. O ciúme é o grande causador de tragédias conjugais.
Quando a atitude da separação é tomada pelo parceiro que se sente prejudicada ou infeliz e deseja uma nova chance de ser feliz, o outro se sente desprezado e preterido. Por isso não perdoa e tenta uma vingança, o que acaba prejudicando a ambos.

A vida a dois é cheia de imprevistos, de contrariedade, mesmo quando há amor. Portanto é preciso uma dose bem grande de compreensão e tolerância, principalmente quando se ama, para entender a outra.

Vemos, então, que o amor verdadeiro é capaz de despertar nas pessoas sentimentos de toda ordem, principalmente sentimentos desprovidos de egoismo o qual deseja ver o outro feliz, mesmo que viva só e se sinta incompreendido, algumas vezes é confundido com o vilão da história.

Fazer o que? Nem todos são providos de bons sentimentos e o egoismo não os deixa raciocinar como o outro.
Esse tipo de sentimento pode ser o causador de tragédias como assassinatos e suicídios.
Por isso é bom refletir, quando necessário, para entender as atitudes de outros que fazem parte da nossa convivência.
A separação nem sempre é por abandono. Pode ser uma renúncia... É preciso ser caridoso, compreensivo e tolerante para com as atitudes do outro.
Deus deseja que sejamos assim.



PREPARE-SE

Amós – Capitulo 4  versículo 12

Portanto, assim te farei, ó Israel ! E porque isso te farei, prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus.


Prepare-se

Por: Nêodo Ambrosio de Castro

Amós, profetisa a restauração e a reedificação de Israel após o exílio Babilônico, que se deu por desobediência às Leis de Deus. Ele foi o profeta de Deus que advertiu ao povo de Israel insistindo “ Prepara-te para o encontro com Deus ”. Assim liberta-se o povo de Deus que reconstrói sua nação e reedifica o Templo de Salomão e o altar do Senhor. Volta, então o povo, a ter a alegria de antes quando cantava os salmos de Davi, abandonando de vez os interesses da carne, preparando-se para receber Jesus (o prometido), o qual, conforme a profecia, veio após a restauração, para libertar, com o sacrifício da própria vida, de vez, a Israel livrando o povo de todos os pecados do passado. Portanto existe a necessidade de nos prepararmos para o encontro com Jesus, que nos espera. No momento da nossa chegada ao seu reino, temos que estar preparados. Não podemos perder tempo nos desvios que aparecem, com atrativos tentadores, com setas coloridas e tapetes os quais só nos levam à perdição, a exemplo de Israel, que se afastando de Deus, tomou desvios que levou a nação à escravidão.

Na vida, nos preparamos para tudo que nos propomos a realizar, até para namorar e casar necessitamos um planejamento, começando com a escolha da noiva (o). Para o casamento existe a necessidade de um preparo que vai, indiscutivelmente, mudar a vida do casal para sempre.
Há necessidade de preparar-se para um simples passeio ou para uma viagem, começando com o planejamento: roupas, malas, diárias de hotéis, etc. Assim é a nossa vida, em nada pensamos sem antes fazer um planejamento.

Um exemplo do preparo tive, há dois anos, ao fazer uma viagem de passeio pelas cidades históricas de Minas Gerais, tracei o mapa do roteiro, fiz consulta sobre pousadas e hotéis, uma busca nos sites de cada cidade que indicava os principais locais mais visitados pelos turistas. Foi um trabalho metódico, preparar-me para um passeio, visando o sucesso e a satisfação, além de evitar desencontros e erros que resultariam em atrasos e contratempos, durante a viagem.
Isso nos ensina que quando planejamos ou nos preparamos para algo, tudo fica mais tranquilo. Isso nos proporciona um nível de segurança maior, o que equivale à fé de que nos preparando, para o encontro com Deus, nos sentiremos mais felizes e mais confiantes na salvação.  

E vamos um pouco mais longe: Para construirmos nossa casa necessitamos um preparo especial, como cuidar do orçamento do projeto e sua aprovação pelo Órgão Municipal responsável. Contratar pessoal e a supervisão de um engenheiro, assim procedem-se para construção de tudo: Um edifício, uma ponte ou viaduto ou qualquer tipo de obra pública ou privada torna-se necessário um preparo especial.

Imagina como deverá ser o preparo que devemos fazer para nos encontrar com Jesus e entrar no reino do céu. Esse é o passo mais importante de toda nossa existência, pois precisamos estar certos que não vamos nos desviar por atalhos indesejáveis que só nos causarão prejuízos.
Quando nos desviamos do caminho que nos levará do nascimento à morte, quando enfim encontraremos Jesus, nos perdemos, cometemos uma série de erros e equívocos que atrasa e torna imperfeita nossa caminhada.
Um planejamento pela estrada da vida é tão ou mais importante do que o preparo para enfrentarmos quaisquer imprevistos em nossa estrada, cumprindo assim a meta de percorrermos, com retidão essa rota, que já vem traçada desde que nascemos. Teimar em tomar atalhos ou desviarmos da nossa rota, além de nos conduzir a caminhos tortuosos nos fará sofrer por tentarmos percorrer o caminho inadequado.
Viver uma vida desregrada, o que se conhece e nela somos inseridos quase que automaticamente, como se essa vida fosse a certa ou normal. Quando tomamos conhecimento e praticamos o contrário, a nossa vida muda, antes vivemos uma vida miserável e percorremos desvios e atalhos onde encontramos o desconforto gerado pela nossa ignorância. 
Ao aceitarmos Cristo, como nosso legítimo e verdadeiro salvador,  passamos a viver uma vida estável, tranquila com fé e a certeza que voltamos à nossa estrada, reta, sem  desvios, nebulosidade, vislumbrando o final, e com a fé que adquirimos , a certeza de chegarmos ao fim sem tropeços.
Enfim, constatamos que é necessário um preparo para chegarmos até Cristo cumprindo assim a nossa meta traçada por Deus o qual já nos destina como presente de nascimento, um caminho reto e claro, onde sempre enxergamos aonde pisar com firmeza e de que chegaremos ao topo sem tropeços.
Nossa vida tem dois sentidos, um quando não conhecemos Cristo e o outro após aceitá-lo, como nosso único e verdadeiro salvador.