segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

AMOR é isso

 
Existem diferentes formas de amor.
O ideal é aquele definitivo que se torna único para toda uma vida. Esse, o amor mais raro, é o mais rico. É a forma mais pura de demonstração de querer, entrega e dedicação. Não existem meios termos nem obstáculos que o impeçam ou o  torne difícil.
Amor é amor.
Não pode haver nada entre dois seres que se amam, além do desejo, do carinho, da dedicação e da vontade de ver a outra pessoa feliz. É uma dádiva de Deus para poucos mortais.

 




 

LEMBRANÇAS...UM SONETO



Lembranças, tinham que ser todas boas.
Não há, para mim, más lembranças, essas são tormentos que nos deixam transtornados e revoltados.
Lembranças têm que provocar satisfação sorrisos sem querer, falar sozinho, andando pelas ruas quando nos chamam de loucos.
Talvez loucos sim! Loucos por  boas lembranças que nos enchem de felicidade e nos deixam abobados. Essas são as lembranças, que eu gosto de ter.








 




MANIFESTO TÉCNICO DA LITERATURA FUTURISTA



MANIFESTO TÉCNICO DA LITERATURA FUTURISTA
(fragmentos)




Em 1912, surge o Manifesto Técnico da Literatura Futurista, propondo “a destruição da sintaxe “através da técnica denominada por Marinetti de “palavras em liberdade”, dispondo os substantivos ao acaso, como nascem, o uso de símbolos matemáticos; musicais; o menosprezo pelo adjetivo, inconcebível para a visão dinâmica, por sugerir pausa; meditação e a abolição do advérbio entendida como uma velha fivela que mantém as palavras unidas, conservando, na frase, uma enfadonha seriedade de tom; a eliminação da pontuação por sugerir pausas; a substituição por sinais matemáticos e musicais e a “livre associação de ideias”.
A literatura deveria conter, em sua forma e conteúdo, o dinamismo do capitalismo urbano e industrial. Daí, o uso fragmentado e telegráfico da linguagem verbal, tentando apresentar um ritmo mais acelerado e violento à leitura.
Em seguida, MARINETTI publicou o Manifesto na Itália, reuniu alguns artistas acadêmicos e com uma escrita não linear, começou a frequentar lugares públicos e fazer happening (acontecimentos, chegar junto ao seu receptor, ações performáticas, arte efêmera construída para àquela hora). Marinetti brincava com a visualidade das palavras e descontinuidade dava ideia de caos.
A técnica torna o texto um aglomerado de palavras soltas e desconexas em que se quebra violentamente com a linearidade da língua, rompendo com o período canônico: sujeito, verbo e complemento. A ousadia não para por aí. Com a colocação de signos não-linguísticos, recortes de jornal, etc, o texto futurista configura uma das características mais perturbadoras da arte moderna: o hibridismo, ou seja, a ausência de fronteiras visíveis entre a literatura e as artes-plásticas.
Dadas às características, seria difícil classificar o texto futurista na divisão tradicional em prosa ou poesia. Não é poesia, porque rompe com o verso, seja metrificado ou livre e não é prosa, porque não apresentam frases, períodos, parágrafos.

MOVIMENTO "FUTURISMO"





Futurismo é o movimento literário artístico surgido na Europa, na primeira década do séc XX.

O futurismo reivindicava uma ruptura com o passado, buscando novas formas, assuntos e estilo, que melhor representaria a modernidade, era das máquinas, aeroplanos, fábricas e da velocidade.

O lema central era "liberdade para a palavra" e, neste sentido, afirmava o manifesto: "destruir a sintaxe". Pretendiam defender o uso do verbo no infinito e abolir advérbios e adjetivos, assim, acompanhar cada substantivo de outro com função de adjetivo. Pretendiam buscar analogia cada vez mais simples e suprimir a pontuação.

Nas artes plásticas procuravam obter a máxima desordem abolindo o lado psicológico. Exaltou o culto ao perigo e na velocidade encontrou a sua melhor expressão.

" Declaramos que o esplendor do mundo se enriqueceu com uma beleza nova - a velocidade"

O movimento atingiu o campo político pregando o nacionalismo, violência e a prática da guerra que na Itália levou base ao fascismo.

Foi um movimento forte, com grandes pretensões, pois queria atingir diversas artes (música, pintura, dança, poesia, teatro e cinema).

No Brasil, o futurismo se iniciou com a semana de arte moderna reunião artistas modernistas no Brasil (sic)*, no qual houve exposições, debates, declamações, et coetera.

Desta semana, difundiu se os ideais da vanguarda de origem européia originando o modernismo brasileiro.

Naturalmente os movimentos de vanguarda declinaram enfim todo o rebuliço, renovação repentinas se apagaram .

Autoria: Caroline Gabriel