terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

DESISTIR E MORRER



Por Nêodo Ambrosio de Castro  

Numa passagem da Bíblia (Reis), conta-se que o Profeta Elias ameaçado de morte e perseguido, na ânsia de se salvar, embrenha-se pelas florestas em direção ao monte Horeb, em busca de segurança. Esgotado e com fome, senta-se à sombra de uma árvore e diz: “Senhor , basta de sofrimento, toma a minha alma,  pois não sou melhor do que meus pais”. Conta-se ainda que após acordar, já descansado, vê que um Anjo lhe traz pão e água fresca. Então, refeito retorna o seu caminho ao topo da montanha, onde Deus lhe dá nova direção para a sua vida.

Esta história é vivida, no dia a dia, pela maioria de nós. Quantas vezes, já esgotados e desanimados, passando por situações aflitivas, não pedimos a Deus que nos tire a vida e nos deixe ir pois não agüentamos mais.  Esses constrangimentos, pelos quais passamos, poderiam não ser tão difíceis se tivéssemos a quem recorrer, alguém para nos ouvir, alguém em quem  buscar o conforto que precisamos, para superar os obstáculos que se interpõem em nossas vidas.

Quando nos damos conta de que precisamos de alguém com quem dividir nossos momentos, nossos fracassos, nossas ansiedades, alguém onde buscar a força e o apoio para continuar. Aquela fonte inesgotável de energias que está sempre a nos impulsionar para a nossa meta. Quando chegamos à conclusão de que sozinhos não somos ninguém é que começamos a valorizar a amizade sincera. No entanto, devemos entender que aqueles que estão sempre nos apoiando podem também precisar do nosso apoio, por isso é importante não ver nesse amigo o que ele não pode ser.

Nem mesmo os mais fiéis e desinteressados dos amigos são infalíveis. Todos nós temos os nossos momentos de fraquezas. Aquele nosso fiel amigo, o que ali está, ao nosso lado, sempre pronto a nos ajudar, também é como nós, pode precisar da nossa ajuda, do nosso incentivo. Ser amigo não significa, necessariamente, ser infalível ou sobre-humano. Ser amigo é estar sempre à disposição, sempre pronto a escutar, compreender e ajudar. Um amigo pode precisar da mesma ajuda, do mesmo apoio e da mesma compreensão que nos dedica.

Nenhum comentário: